Superman Entre a Foice e o Martelo – Review

Capa do Post Superman entre a foice e o martelo review

Depois de muito adiar a leitura desse quadrinho que é considerado uma das melhores histórias do Homem de Aço, finalmente aconteceu!

Hoje vamos baixar a bandeira do comunismo (NÃO VAMOS), e comentar do aclamado Superman: Entre a Foice e o Martelo!

Filho Vermelho

Superman: Entre a foice e o martelo, ou simplesmente Red Son no original, se trata de uma minissérie em quadrinhos do selo Elseworlds.

Selo esse que é utilizado quando alguma história da DC se passa num universo paralelo ao universo convencional da editora (A Terra 30).

Escrita pelo já consagrado Mark Millar (Kick Ass) e desenhada pelos artistas Dave Johnson, Andrew Robinson, Kilian Plunkett e Walden Wong, a história é divida em três atos e imagina o seguinte: E se a nave de Kal-El pousasse em uma fazenda coletiva ucraniana, e não no Kansas? O que aconteceria?

Isso mesmo, um Superman com valores socialistas! Com a Foice e o Martelo no peito e tudo!

Superman usando o uniforme do comunismo

No primeiro momento, presenciamos a corrida armamentista entre a União Soviética e os Estados Unidos e o anúncio da “Arma Suprema” dos soviéticos.

Com medo das habilidades sobre-humanas do Superman, o presidente dos Estados Unidos decide contratar o homem mais inteligente do país para dar um jeito nessa ameaça.

Como vocês imaginam, o HQ inteiro é um embate mental e ideológico entre Lex Luthor e Superman, assim como no universo tradicional. A grande e evidente diferença é o contexto político em que esse embate é inserido.

Utopia

Como vocês podem perceber, Entre a Foice e o Martelo é um quadrinho político, com super-heróis. Essa mistura é justamente o diferencial da obra. O contexto é bem orgânico e os personagens da editora foram muito bem retratados, principalmente se você observar as mudanças desse universo.

Personagens icônicos como Lois Lane, Jimmy Olsen, Hal Jordan, Mulher Maravilha, também aparecem.

Isso apenas falando do universo DC, onde nessa história há a uma mistura entre os personagens da DC e figuras políticas reais como Joseph Stalin e John F. Kennedy.

Superman com Stalin

Mark Millar foi brilhante em relatar ambos os lados do embate. O autor não busca puxar o para lado de ninguém, ou seja, não existe bem ou mal, existem duas visões ideológicas colidindo. O autor simplesmente respeita e retrata da melhor maneira possível tanto o capitalismo quanto o comunismo.

– Eu gostaria de detalhar um pouco mais sobre a mensagem política que esse quadrinho passa, mas não é para isso que serve esse site, mas sim para ler e gostar de coisas relacionadas à cultura pop. Além do mais tudo que eu não sou é um expert sobre política (e nem quero).

Nosso Planeta

Apesar do foco desse quadrinho ser a história e a narrativa, a arte é um ponto bem positivo. A cada ato ela muda, não para melhor, ou para pior, os três traços são muito bonitos e combinam com a atmosfera o tempo que a trama ocorre.

– Eu já falei que o Batman aparece?

Batman no universo de Superman Entre a Foice e o Martelo

Sim! Essa é uma das versões mais interessantes do Homem Morcego, é impressionante como tudo parece natural.

Cadê o Frasco?

Sem dúvidas, Entre a Foice e o Martelo é um excelente quadrinho. Apesar de não conhecer a maioria das obras do Superman, acredito que seja uma leitura obrigatória para todos os fãs do homem de aço.

Diferente da sua animação, esse quadrinho tem um final sensacional. Uma virada muito bem construída e desenvolvida.

Poster com o rosto do super e a frase "Ele está te observando" em inglês.

Encontrar esse quadrinho nos dias de hoje pode ser um pouco complicado.

Caso você ache o preço um pouco acima, talvez seja melhor esperar uma reimpressão. Mas não se preocupe, valerá a pena.

Comenta aí embaixo o que você achou desse quadrinho, caso você já o tenha lido. Se não, quer recomendar alguma obra do Homem de Aço? É só deixar aqui embaixo!

Rolar para cima