Superman Terra Um: Vol 1 – Review

Por mais que o homem de aço seja considerado um super-herói um tanto quanto sem sal, existem histórias e versões dele que merecem uma conferida, esse é o caso de Superman Terra Um.

Estava pensando em trazer mais conteúdos sobre o Batman, mas resolvi pular este encadernado na frente deles. Afinal é o primeiro e maior super-herói de todos os tempos, não é mesmo?

Em 2010 a DC anunciou uma nova linha de graphic novels chamada “Terra um” ou Earth One que reconta as primeiras histórias dos principais personagens da editora. Então temos histórias do Superman, Mulher maravilha, Batman, Flash entre outros heróis saindo por esse selo.

Antes de eu começar a falar do encadernado é preciso explicar uma coisa, Os títulos dessa série se passam em uma nova Terra Um, ou seja, não é a mesma terra dos heróis da era de prata. Sendo essas narrativas de um universo DC separado do convencional.

Superman Terra Um foi escrita por J. Michael Straczynski, desenhada por Shane Davis e publicada aqui no Brasil pela Panini Books. Agora vamos falar da trama do primeiro encadernado dessa série, o Superman Terra Um.

Sem propósito

Superman Terra Um - Imagem do superman numa foto tirada por Jimmy Olsen

Aqui, presenciamos um jovem Clark Kent de mais ou menos 20 anos acabando de chegar na cidade de Metrópolis, procurando o seu lugar no mundo. Vemos um Clark com outros olhos, ele demonstra um tédio e uma falta de propósito muito grande.

Clark não é aquele cara gentil e atrapalhado que estamos acostumados ele é simplesmente um prodígio. Além de seus poderes, ele é incrivelmente inteligente, praticamente, um deus andando entre nós.

Essa é uma sacada bem interessante, afinal, ele é o cara mais poderoso da terra que não pode mostrar o seu real potencial. Um drama que muitas pessoas passam de certa forma em suas vidas profissionais. Muitos não trabalham com o que realmente amam e vivem infelizes e sem propósito, assim como Clark nesse começo.

Nesse primeiro volume conta como Clark assume o manto de Superman, descobre como quer se inserir na sociedade, conhece as suas origens, até então desconhecidas e temos um plot para uma ameaça no futuro.

Metrópolis sendo uma Metrópole

Um ponto bem positivo na minha opinião é a arte e a colorização dos cenários. Metrópolis está incrível. Normalmente em outros quadrinhos e nas animações, Metropólis é uma cidade bem ensolarada e limpa. Aqui vemos uma cidade meio suja e com céu quase nublado. É a primeira vez que eu vejo uma Metrópolis que realmente parece uma cidade grande da vida real.

O traço de Shane Davis também é um ponto a se destacar, em geral eu gostei bastante. Existem páginas com cenas de encher os olhos, realmente, não tenho nada de negativo para falar.

Origem semelhante

Muito da origem de Kal-El é semelhante com a que conhecemos, mas existem, sim, algumas diferenças que são bem legais de se observar.

Os personagens icônicos do Superman estão presentes: Lois Lane, Jimmy Olsen e Perry White, estão muito bem retratados. Jimmy realmente me surpreendeu, tanto fisicamente quanto em sua personalidade. Mal posso esperar para que Lex apareça, ou os outros vilões mais icônicos do personagem.

Estará entre eles, mas nunca fará parte

Superman Terra Um foi elogiadíssimo lá fora. Seu enredo é uma reimaginação da origem do homem de aço e merece, sim, uma atenção. Se eu tenho que dar um ponto negativo para o quadrinho, ele vai para o seu vilão. Ele simplesmente não tem carisma nenhum e só serviu para o Clark “Sair da Jaula”.

Esse é o volume 1 de 3 que conta as histórias do Superman. Se você gosta do personagem ou até mesmo quer conhecer um pouco mais sobre ele, eu recomendo muito esse material.

Superman Terra Um - Superman com seu uniforme classico

Esse volume está bem em conta, custa em média R$ 10,90 e pode ser encontrado na Amazon, Saraiva e outras grandes lojas especializadas.

Mas me conta, vocês já leram essa história? Recomendam alguma outra história do selo Terra Um? Deixa a sua recomendação nos comentários!

Curtiu? Compartilha ai!
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares