Acredito que Scott Pilgrim foi o quadrinho mais citado aqui no site. Por seu incrível sucesso, a obra ganhou uma adaptação em filme e até um jogo que analisamos e demos dicas. Hoje vamos do seu quadrinho, a obra que começou esse universo divertido e cheio de referências!
Apesar dessa ser a obra mais famosa de Bryan Lee O’malley, talvez vocês queiram conhecer outras de suas obras. Nós falamos um pouco de seus outros quadrinhos, confira abaixo:
Ok, sem mais enrolação. Vamos falar de Scott Pilgrim!
Você Conhece Uma Menina Com o Cabelo Assim?
Scott Pilgrim é uma série de Graphic Novels, escrita e desenhada pelo autor e artista Bryan Lee O’malley. A série conta o “drama” amoroso do baixista de garagem Scott Pilgrim, que se apaixona pela entregadora americana Ramona Flowers, mas para que eles possam namorar, ele deve derrotar seus sete ex-namorados malvados.
A série possui ao todo seis volumes em preto e branco. São eles:
- 1 – A Preciosa Vidinha de Scott Pilgrim (Scott Pilgrim’s Precious Little Life)
- 2 – Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim vs. the World)
- 3 – Scott Pilgrim e a Tristeza Infinita (Scott Pilgrim and the Infinite Sadness)
- 4 – Scott Pilgrim Entra na Linha (Scott Pilgrim Gets It Together)
- 5 – Scott Pilgrim Contra o Universo (Scott Pilgrim vs. the Universe)
- 6 – A Hora e a Vez de Scott Pilgrim (Scott Pilgrim’s Finest Hour)
Lá fora, os mesmos foram lançados entre agosto de 2004 e julho de 2010, pela editora independente de quadrinhos Oni Press. Posteriormente, foi republicado pela Fourth Estate, uma marca da HarperCollins.
Aqui no Brasil eles foram compilados em 3 volumes pela editora Quadrinhos na Cia (Edição que li e possuo), um dos selos do grupo Companhia das Letras.
Vale lembrar que a obra também possui uma versão capa dura que foi entre agosto de 2012 a abril de 2014. Essa que foi colorida pelo artista Nathan Fairbairn
- Infelizmente não existe versão em português desta edição, contudo, vou utilizar imagens da mesma por pura estética.
Você não tá sozinho, é só outro sonho idiota…
Diferente da sua adaptação para as telonas, o quadrinho de Scott Pilgrim abre o espaço para o desenvolvimento de praticamente todos os personagens. Isso porque a história não se passa em uma semana como é no filme, mas sim em um ano.
Ele é extremamente divertido e agradável de se ler. Bryan Lee O’malley deve ser um grande fã de games e cultura pop. É muito fácil se enxergar em alguns dos personagens, principalmente no Scott, onde uma hora ou outra ele solta uma referência.
Outro coisa muito legal é a quebra da quarta parede, não acontece sempre, mas vira e mexe observamos acontecer. Tudo isso é feito para divertir o leitor, e com toda certeza ele consegue.
A história se passa na cidade de Toronto no Canadá e podemos perceber diversas mudanças na ambientação, como no verão, onde todos usam roupas leves e no inverno enormes casacos.
NÓS SOMOS OS SEX BOMB-OMB! 1, 2, 3, 4!
No primeiro momento o autor nos apresenta Scott Pilgrim, desempregado, gamer, que começa a namorar uma colegial. Baixista da banda de garagem: Sex Bomb-Omb. Composta por Scott, Kim Pines (Bateria) e Stephen Stills (Guitarra e Vocal).
Tudo parece bem, quando ele conhece, literalmente, a garota dos seus sonhos: Ramona Flowers, uma entregadora que possui um passado misterioso, além da habilidade de atravessar o subespaço.
A partir daí, Scott desenvolve um sentimento forte por ela e os dois começam a sair. Para que o casal siga vivendo tranquilamente, Scott precisa derrotar os sete ex malvados da garota.
Essa obra é muito rica e muito interessante, podemos ver detalhes entre as relações de personagens e das diferenças em suas personalidades.
Kim por exemplo, é apenas uma “Sad Girl” sem expressão no filme, enquanto que no quadrinho ela tem bastante personalidade, além do seu próprio espaço na história. Envy também é muito mais profunda. Observamos ela passar de “vaca completa”, “para ser humano decente”.
– Outra personagem que eu gostaria de enfatizar é a Lisa.
Lisa é uma amiga de colegial de Scott e Kim, para nós leitores, “a primeira amiga” do colegial. Ela aparece durante os flashbacks de Scott com o colegial e no volume 4: Get its Together. Parte desse flashback do colegial pode ser visto na animação: “Scott Pilgrim: The Animation”. Vale lembrar que essa animação se encaixa melhor na linha do filme que no HQ, nos quadrinhos essa parte é bem mais completa.
– Você pode achar ela um tanto quanto mal caráter, mas quem nunca errou não é mesmo? Infelizmente não escolhemos de quem gostamos.
No quadrinhos presenciamos quase tudo na vida de Scott. Como ele conheceu Wallace, seu namoro com Envy, o que houve entre ele e Kim, entre outras coisas.
K.O
Um dos pontos mais altos de Scott Pilgrim certamente são suas cenas de lutas. – Derrotar os Exs Malvados significa derrotar de fato. Na obra temos de tudo, poderes psíquicos, ninjas com espadas, marretas tiradas de bolsas minúsculas, a lista é enorme.
As lutas são bem semelhantes às que vemos no filme, mas muitas delas são adaptações. Por exemplo no filme não vemos essa treta:
Não se sabe ao certo de onde os personagens tiram seus poderes, todavia, o subespaço é muito mencionado entre os protagonistas. Numa explicação simples, o Subespaço é uma espécie de dimensão alternativa, onde os personagens podem transitar através de portas, ou de bolsas. Ramona utiliza o mesmo para realizar suas entregas mais rapidamente.
Ele também é diretamente interligado com a mente das pessoas e suas emoções, tanto que deu origem a arma The Glow. (Leiam para saber mais ;3).
Preso na Própria Mente
O plot é basicamente derrotar os sete ex-malvados, durante isso vamos descobrindo mais sobre os personagens e sobre o próprio Scott, que acreditem não é um santo como todos acham. Assim como a Ramona que por mais que não pareça, já errou muito.
Os personagens estão em constante mudança, o que de fato é realista. Alguns fatos mexem conosco e nos fazem crescer e se adaptar. No meio das piadas, das maravilhosas cenas de luta, referências e do drama, Scott Pilgrim passa uma mensagem de amadurecimento.
Isso fica mais claro durante os dois últimos volumes. Tanto Scott, quanto Ramona, sofrem pelas coisas que fizeram no passado. E meio que se veem presos na própria cabeça, com diversos sentimentos negativos.
Ignorar as coisas ruins pode ser uma fuga, mas não resolve nada de fato. É isso que o autor quis passar, logo, quando ambos os personagens superam isso, o leitor enxerga ambos com outros olhos.
Então a Gente Tenta De Novo
É muito difícil não recomendar a leitura de Scott Pilgrim. Essa é uma obra divertidíssima, que passa uma lição e faz analogia a diversas coisas que podemos passar dentro da vida adulta.
Seus personagens são extremamente cativantes, mesmo sendo uns lixos em algumas ocasiões. Se você gosta de cultura pop e principalmente games, você precisa ler essa obra.
Hoje você pode encontrar a edição do Quadrinho na Cia na sua loja oficial, e também na Amazon custando entre R$30 a R$50 cada volume.
Agora me conta nos comentários abaixo, você já leu Scott Pilgrim? Qual seu personagem favorito? Quer um post sobre o filme? Diz aí.