ODDTAXI – O mistério e a Vida de um Taxista

Capa com o protagonista do anime Odd Taxi

Preciso confessar que ultimamente eu tenho sido bem chato quando o assunto é animes. Eu sinto que o mercado deu uma estagnada a cada Isekai ou shounen que é lançado. Muito mais do mesmo e nada muito único. Porém, às vezes, aparecem algumas surpresas em meio às diversas recomendações que recebo das pessoas próximas a mim. OddTaxi foi uma delas.

O Taxista Peculiar

OddTaxi (Oddo Takushi) é uma série de anime japonesa produzida pela OLM e P.I.C.S. que foi ao ar na TV Tokyo e AT-X entre os dias 6 de abril a 29 de junho de 2021.

Numa Tóquio onde os habitantes são animais antropomórficos, OddTaxi segue a história do motorista Odokawa Hiroshi, uma Morsa de 41 anos que foi abandonado pelo país enquanto ele ainda estava na escola primária.

Apesar de ser uma pessoa bem tranquila, Odokawa se vê envolvido no desaparecimento de uma colegial de 18 anos. Aparentemente a vítima havia pego o seu táxi antes de desaparecer, o que colocou membros da Yakuza e da própria polícia em contato com o taxista.

Esse é o primeiro mistério que nos deparamos, com o passar dos episódios, alguns outros acontecimentos se perpetuam e a trama fica um pouco mais clara.

Foto de Odokawa, protagonista morça de OddTaxi

Nesse ínterim, Odokawa realiza suas viagens e conhece seus clientes/personagens da trama. Nessas conversas que os conhecemos e algumas pistas e pontas soltas vão aparecendo, tanto do passado do protagonista, quanto do mistério principal da trama.

É bem interessante, pois Odokawa basicamente é o ponto de conexão de todos os personagens presentes na história. Existem diversos personagens, cada um com suas características próprias, que acabam se relacionando graças a um motorista de Táxi.

Mais Amarrado que Ancora

Apesar de ser atraído imediatamente pelo visual da animação, o que brilha dentro de OddTaxi é sua narrativa.

De verdade, nada é esquecido, todo diálogo é importante, todo acontecimento dentro da história é aproveitado. Algo simplesmente impressionante, e é daí que vem a conexão entre os personagens.

Alguns deles nunca interagem, mas é muito satisfatório ver um diálogo aparentemente banal e sem valor, se tornar um gancho indispensável para algum acontecimento importante dentro da trama.

Hajime Tanaka, um dos personagens de Odd Taxi

Sério, prestem atenção em tudo! Tudo mesmo! Odd Taxi pode ser considerado um anime de mistério, então nada é dispensável para o seu desfecho.

E meus caros leitores, que desfecho! Se você já leu livros de detetive como os de Hercule Poirot, ou até mesmo as obras de Sherlock Holmes, é um prato cheio.

Personagens

Os personagens são memoráveis, nenhum deles está ali apenas para encher linguiça, todos eles são importantes de alguma forma ou se interligam, seja pelo Odokawa ou não.

É claro que existem aqueles que prestam um papel não muito relevante para a narrativa principal, mas é muito bom ver que até esses personagens tem um carisma e uma ótima construção.

Grande parte deles faz uma espécie de crítica a sociedade atual, é possível perceber algumas dessas mensagens na própria abertura do anime.

Shibagaki e Imai, outros personagens da trama.

Um exemplo é o Kakihana Eiji, um gibão branco de meia-idade que trabalha como zelador e tenta pegar mulheres por meio de um aplicativo de namoro, mesmo que tenha que mentir a sua renda, ou sua escolaridade.

Outro exemplo sem dar muito spoiler é do Kabasawa Taichi, um hipopótamo anão viciado em redes sociais, que procura desesperadamente viralizar na internet. Mesmo que para isso ele engane e manipule diversas pessoas.

Odokawa e Kabasawa Taichi

A lista é enorme e variada também; temos Yakuzas, policiais corruptos, médicos, enfermeiras capoeiristas, comediantes e por aí vai. Cabe a você conhecê-los um por um e escolher seu favorito.

Visual

Como eu disse anteriormente, a mesmice anda batendo nos animes e o que de fato chamou a minha atenção em ODDTAXI é o seu visual.

Além de todos os personagens serem únicos, suas personalidades combinam bem com o tipo de animal que são. A animação é bem simples, mas não deixa de ser linda, colorida e envolvente.

Os cenários não são tão bem destacados, eles passam a impressão que tem algum filtro do Photoshop que lembra giz de cera, mas acredito que os animadores se utilizam disso para destacar os personagens na cena.

Muitas vezes se utiliza de elementos 3D, principalmente quando mostra o Táxi de Odokawa. Não tem nada de especial, mas também não é nada feio.

Foto de um carro de Taxi voando, em frente numa lua cheia.

Outra coisa que vale mencionar é a expressão facial dos personagens. Apesar de serem animais, eles conseguem ser muito expressivos.

O mais difícil de ler é de fato Odokawa, que sempre mantém a sua poker face ativa, mostrando medo e insegurança em situações mais “suspeitas”.

Sua trilha sonora é muito boa e combina bastante nos momentos de comédia e de suspense. Destaque para a sua abertura bem minimalista e envolvente:

Dica: Vejam a versão completa dessa opening depois.

Para onde?

Vamos ser sinceros aqui: OddTaxi, até o momento, é um dos melhores animes que já assisti, senão o melhor.

A cada episódio temos diversos acontecimentos que se intercalam. A obra prende o telespectador de uma maneira muito natural. Seja pelo carisma e carinho que vamos pegando por Odokawa, e os outros personagens ou pela curiosidade de saber o que se passou e vai se passar.

Odd Taxi não é mais um slice of life genérico, ou mais um anime furry. Sua narrativa é muito bem construída.

Seus personagens apesar de serem um reflexo da sociedade atual, ainda são únicos e carismáticos.

Eu recomendo muito as pessoas que assim como eu, estão cansadas do convencional dos animes e que curta uma trama mais bem trabalhada.

Você pode encontrar ODDTAXI na Crunchyroll.

Enfim, conta aqui embaixo se você já assistiu ODDTAXI, qual foi a sua reação ao desfecho e se você pescou alguma referência enquanto assistia!

Rolar para cima