O que você vai encontrar no Ressaca Friends 2018!

Imagem de capa sobre o Ressaca Friends 2018

Finalmente estamos nos aproximando do final do ano, e junto dele acontece os últimos grandes eventos! Semana passada tivemos a majestosa CCXP, que só pelo que a galera estava compartilhando nas redes sociais, parece ter sido realmente épico.

Entretanto, para quem foi na CCXP, ainda não terá tempo para descansar, já que neste final de semana, temos o tradicional evento otaku de dezembro, o Ressaca Friends.

Este é o segundo ano do evento sob nova direção e, apesar de não ter atrações tão bombásticas como seu irmão mais velho (Anime Friends), ainda tem potencial para entreter bastante. Principalmente quem gosta de Tokusatsu, este é o ano de vocês!

Mesmo que nós do Geek Quântico não termos conseguido a credencial de imprensa para cobrir o evento para vocês, decidimos ao menos, fazer um pequeno guia do que o evento pretende oferecer aos seus visitantes.

Como a organização do evento já listou tudo que vai acontecer por lá; vou analisar e destacar o que parece ter de mais interessante. As informações estão sendo tiradas do site oficial, caso prefira conferir na íntegra, basta ir direito para lá clicando aqui.

 

O seu diferencial

Apesar do Ressaca Friends ser um evento voltado para a cultura pop japonesa, ele não foge de alguns padrões de eventos no geral. O que realmente motiva — na maioria das vezes — as pessoas a irem no Ressaca é aquele tipo de atração que só este evento é capaz de proporcionar. No caso, são dois tipos: Banda/cantor(a) internacional e palestras.

 

Um “único” nome de peso

Vamos falar do primeiro que a galera mais pergunta. Sempre que a venda dos ingressos, tanto do Anime Friends quanto do Ressaca, é liberada, logo começam os questionamentos: “Quem vai tocar?”, “Qual será a banda internacional da vez?”, “Se tiver FLOW, eu vou!”, etc.

Neste ano os otakus talvez fiquem um pouco decepcionados, porque temos somente um nome mais relevante no âmbito geral. Estamos falando da simpática (pela foto ela parece ser) Konomi Suzuki.

Talvez você não a conheça por nome, mas tenho certeza que ouviu falar dos animes na qual canta algumas canções.

  1. Fairy Tail (2014) – NEVER-END TALE;
  2. No Game No Life – This game;
  3. Re:Zero – Redo;
  4. Watamote – Watashi ga Motenai no wa Dou Kangaete mo Omaera ga Warui;

Ela transita entre animes um pouco mais conhecidos, com algo mais “underground”. Não é uma atração que empolgue muito, mas para quem curte, vale a pena (espero que ela cante a abertura do Watamote…)

 

Konomi vai estar no palco principal dia 16 às 17 horas.

Agora, pessoal do Tokusatsu, prepare-se! Diogo Miyahara estará presente no dia 15. Ele é um grande fã deste universo de “super-heróis” japoneses, e canta diversas músicas temas das séries Jaspion, Changeman, Jiban, CYBERCOPS e Solbrain.

 

Discutindo temas interessantes

Passando para o outro lado mais importante/relevante. Temos ao todo 12 palestras, bastante variadas entre si, que certamente vai agradar algum de vocês leitores. Pela lista ser extensa, pretendo falar só dos que eu, particularmente, acho indispensável. Todavia, não deixe de conferir a lista completa, pois este ano parece ter muita coisa boa.

Papo nerd com elas – O otaku atual:

É curioso você parar para pensar como era nossa vida dez anos atrás… agora, você lembra como eram os otakus lá em 2008? Não preciso dizer que muita coisa mudou no decorrer dos anos, porém é legal discutir a maneira que essa mudança ocorreu, o comportamento que tínhamos, os fatores que contribuíram para essa discrepância, como é o otaku de hoje em dia, etc.

Por este motivo, não perca esta palestra! Promete ser algo intrigante. O bate-papo será no dia 16 às 12 horas.

Entendendo o mangá Shonen & outras demografias:

É notável quantas pessoas confundem demografia com gênero narrativo. Estamos acostumados a denominar que tal mangá/anime é “um Shonen de porrada, que tem um pouco de comédia”, é algo que não faz sentido, e você vai descobrir o porquê assistindo esta palestra.

Claro que eles pretendem abordar mais a fundo este assunto, falar do contexto histórico, fatores sociais, etc. Então, para quem for no dia 15, a magia do debate acontece às 15 horas.

O que minha coleção diz sobre mim:

Engraçado pensar que a sua coleção diz bastante, não só sobre o que gostamos, mas também um pouco de quem nós somos. Este é um tópico

diferente, provável que saia uma conversa bem descontraída e legal.

Essa palestra acontece no dia 16 às 15 horas.

LOAD: Quadrinhos e Hip Hop:

Talvez a maior surpresa dentre todos os bate papos. Aqui teremos um debate sobre a ligação do universo dos quadrinhos — cultura pop no geral — junto do Hip Hop. Realmente não sei o que esperar, mas que é interessante… isso é.

Caso tenha ficado curioso, esteja no auditório 2 no dia 16 às 16 horas.

Você se casaria com uma love doll?:

Completando a cota de surpresas, aparece este assunto inusitado. Segundo a descrição do site, o debate gira em torno dos “[…] motivos que levam o povo japonês a humanizar a tecnologia para suprir ‘faltas’ existentes na vida cotidiana […]”. Para quem gosta deste tipo de tema, é um prato cheio.

A palestra acontece no dia 16 às 18 horas. (Caso alguém possa gravar e postar no YouTube… Manda link!)

PS: Vale ressaltar para você fã de Tokusatsu, há duas palestras especiais sobre o assunto, confere lá no site.

 

Mais atrações internacionais

Não é só com Konomi Suzuki que o Ressaca Friends almeja chamar sua atenção. Observando a lista dos artistas internacionais, dá para encontrar nomes grandes. A dubladora Rica Matsumoto, na qual faz a voz do Satoshi, vulgo Ash Ketchum da cidade de Pallet.

Além de cantar algumas aberturas/encerramentos do próprio Pokémon, ela também possui grande acervo com temas de… adivinha!? Isso mesmo, Tokusatsu.

Seguindo nesta vibe, teremos Yuki Takasaka, especialista em Tokusatsu e Yuma Ishigaki, ator japonês que fez o personagem Gavan Type-Gna da série, Metal Heroes.

Imagem da cosplayer KEEKIHIME

Para o pessoal que gosta de Cosplay, Keekihime participará de um bate papo descontraído com os fãs. O que pode ser uma boa oportunidade para pegar dicas relacionadas a está arte de Cosplay. Caso queiram ver quais os tipos de fantasias que ela veste, vou deixar o link do Instagram dela aqui.

 

Concurso de cosplay

Outra participação especial que Keekihime terá no evento, é no CWM. Um dos maiores campeonatos de cosplay do mundo, que passa por diversos países, selecionando quem disputará o título de melhor cosplayer. Levando os finalistas para a grande final sediada na Europa.

Provavelmente vai render um bom espetáculo no dia 16 às 18:30h.

Junto do CWM, você pode conferir o Cosplay Energy, concurso que terá duas categorias: desfile e apresentação. Aquele básico esquema que — para quem frequenta bastante evento — estamos acostumados.

Apesar do site ainda não ter divulgado o dia nem hora, está descrito que as inscrições serão feitas próximo ao palco principal, ou seja, quem for de cosplay, aproveite que dá para participar.

As regras para o desfile e apresentação, você encontra tudo no site, bem detalhado. Clica aqui

para ir direito nesta sessão.

 

K-Pop

O gingado coreano continua crescendo em popularidade por aqui, cada vez mais vemos o quão relevante estes grupos estão se tornando. Obviamente que o Ressaca Friends não deixaria os Kpoppers na mão.

Então eles preparam um concurso de dança “K-Pop Energy Cover”. Diversos grupos estarão se apresentando, concorrendo ao prêmio máximo de R$:2000,00 reais.

Fora a competição, você pode encontrar uma sala temática só de K-Pop, organizado pela Koreapost e K.O Entertainment; consta no site que haverá:  

  • Convidados especiais
  • Espaço livre para praticar coreografias
  • Diversas gincanas típicas de programas coreano
  • Apresentação de covers de dança e canto

 

Imagem dos horários na qual o espaço de K-pop terá de atividades

Como já “virou padrão” ter algum conteúdo relacionado a K-Pop, suponho que, quem gosta, já anotou na sua listinha do que fazer no evento.

 

O padrão

Falando em padrões, aqui temos a outra cota de entretenimento que eventos de cultura Pop/Nerd costumam trazer. Serei breve neste tópico, pois … não há muito o que comentar.

Somente fique atento para caso queira encontrar alguma dessas pessoas. Elas estarão no primeiro auditório. Enquanto às palestras que citei logo acima, acontecem no segundo auditório.

Dubladores

Dá parte dos dubladores, teremos Wendel Bezerra, clássico diretor de dublagem que empresta sua voz para os personagens: Goku, Bob Esponja, Sanji, Jackie Chan, etc.

Transitando para o lado dos Youtubers, Wendel possui um canal bem grande (legal o conteúdo, por sinal).

Mantendo na mesma linhagem, Úrsula Bezerra. Goku (criança), Naruto, Pequeno Urso, Gnar,

Chibiusa, entre tantos outros personagens, fazem parte do seu leque de trabalho. É impressionante o que ela consegue fazer com sua voz, deem os parabéns para ela por mim.

Para fechar a lista, Alfredo Rollo! Dublador de: Vegeta, Brock, Poseidon, Lúcifer, etc. Por mais que tenha apenas três dubladores, são nomes renomados.

Wendel e Alfredo, vocês encontram no dia 16 às 14 horas. Para ver a Úrsula, apenas quem for no dia 15 às 16 horas.

Imagem dos dubladores: Wendel Bezerra, Alfredo Rollo  e Úrsula Bezerra.

 

Youtubers

Curioso que neste ano não há muitos Youtubers “convocados”. Digo, alguns estarão no evento, mas apenas dois marcados como atração específica da plataforma. Duas ladys que produzem conteúdo — na sua maioria — voltado para o mundo da cultura pop oriental.

Gabi Xavier: Comecei a acompanhar o canal dela não faz muito tempo; até o presente momento, estou gostando bastante, é beeeem focado em debater, tanto os animes em si, como assuntos do mundo otaku. Para quem curte Shingeki no Kyojin, vai encontrar bastante material aqui.

Gabi vai estar ambos os dias do Ressaca Friends no primeiro auditoria, a partir das 14 horas.

(Canal da Gabi)

Haru: Youtuber com quase 1 milhão de inscritos, fala bastante sobre cultura japonesa, só que expande um pouco para outros assuntos. Particularmente, não acompanho o canal dela, por esta razão, não posso falar sobre seu conteúdo. Com certeza vocês conhecem, então… aproveite.

Vocês só poderão falar com Haru no dia 16 quando rolar o Meet&Greet e ver ela apresentar o

concurso de K-Pop.

(Canal da Haru)

Imagem das Youtubers: Gabi Xavier e Haru.

 

Não deixe de conferir os artistas independentes!

Nosso último tópico é mais como um pedido meu do que qualquer outra coisa. Cada vez mais percebemos o espaço bacana que os artistas independentes estão ganhando e, por mais um ano, o Ressaca está dedicando um espaço para eles no Artists Alley.

Mais de 35 artistas diferentes, trazendo conteúdo próprio, ou inspirado em alguma franquia que amamos. Deem uma chance, passem lá para prestigiar o trabalho elegante que eles têm a oferecer. Ano passado eu tive vontade de comprar tudo que via nas mesinhas, sem brincadeira. Ou seja, você não vai se arrepender!

Postar da princesa de fogo do desenho "Hora de Aventura" feito por Renata Rinaldi
Olha este pôster INCRÍVEL que eu comprei ano passado, feito pela Renata Rinaldi.

 

Bom evento a todos!

Torço de coração que o evento seja muito bom, bem melhor que no ano passado que tiveram problemas graves, por exemplo, o palco sendo DO LADO do auditório. Não dava para ouvir nada das palestras (me deixou muito incomodado).

Mas é errando que se aprende, então vamos esperar algo de qualidade, e principalmente, que lhe entretenha, esteja você sozinho(a) ou acompanhado(a).

Aqueles que ainda não compraram o ingresso, dá para pegar na hora, todavia lembrem de levar sua carteirinha de estudante/professor ou 500g de alimento não perecível, porque o valor inteiro do ingresso é R$ 140,00 (ai). Sua meia-entrada sai por R$70,00.

Espero que tenham gostado deste pequeno “guia”, não deixe de comentar aqui embaixo, queremos saber se você vai no evento, o que espera, já foi nas edições passadas? O que achou do evento? Qualquer comentário é válido. Compartilhe o post com seus amigos que ajuda bastante na divulgação.

Obrigado por ler e até a próxima.

 

Curtiu? Compartilha ai!
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares