6 Bandas japonesas que você deve ouvir!

Capa do post com a imagem da banda One Ok Rock

Você aí que gosta de música, principalmente desses animes que tanto assiste. Por que não se aprofundar um pouco neste meio tão maravilhoso? Assim como em outros países, há muita diversidade de bandas na terra do sol nascente. Inclusive é difícil para a minha pessoa, que escuta direto este tipo de música, escolher apenas 6.

Não há nenhum critério específico para a escolha destas bandas. Só vale ressaltar que elas estão organizadas por ordem alfabética, não de preferência. E também, nem todas tem alguma relação com aberturas/encerramentos de animes.

“Ah, mas eu não entendo japonês…”

Eu também não. Só que música transcende qualquer tipo de barreira linguística. Existe muita gente que não sabe inglês e mesmo assim escuta banda americana, até mesmo idolatra esse pessoal, sem ao menos saber direito do que se trata. Caso ainda esteja meio incomodado(a), basta procurar a letra nos sites como Letras e Vagalume.

O problema é que estes sites não possuem um repertório tão grande assim de música japonesa. Portanto, eu recomendo fortemente que utilizem o JpopAsia. Você vai encontrar tudo aqui: letra original, tradução, discografia, notícias, etc. Só tenha noção que todas as informações estarão em inglês.

Dito isso, pegue seu headset/fone, libere sua mente e vamos lá.

 

Imagem do Blue Encount

BLUE ENCOUNT

Dentre todas, está é a que menos tenho afinidade, pois não faz tanto tempo que a conheci. Mas foi paixão à primeira música. Eles têm um estilo bem próprio, aquele tipo de banda que você ouve um pequeno trecho e já sabe de quem pertence.

Blue Encount lançou seu primeiro disco em 2010 (mini álbum), de lá pra cá, foram 17 CDs, tendo 4 álbuns completos e 5 DVDs. Eles não parecem ser uma banda tão popular quanto outras da lista, porém seu som conseguiu me conquistar. Aviso que são músicas bem animadas, com certas partes em inglês.

Até o momento, minha música favorita é a “Just Awake”, bem energética, que dá vontade de sair pulando e gritando. Por sorte temos um MV no qual estarei deixando logo a baixo para vocês conferirem. Para quem curte Gintama, eles cantam a música de abertura da 6 temporada, “VS”.

Outras músicas que recomendo:

Além do Youtube, você pode conferir o trabalho deles no Spotfy.

 

Imagem do Coldrain

Coldrain

Gostaria de algo mais parecido com bandas americanas? Coldrain é perfeito para esta função.  Letras completamente em inglês, screaming esporádicos e som pesado. Estes detalhes deixa uma aparência mais “amigável” para aqueles que dão um passo para trás quando o assunto é música japonesa.

O grupo está em atividade desde 2007, 5 Álbuns e 3 DVDs/Singles/Mini álbuns, não sei o quão grande eles são, mas pelo que dá para encontrar na internet, não é pouca coisa, não! Estão até fazendo shows fora do Japão (Torço para que venham aqui algum dia).

Por mais que o tipo de som que eles produzem não é tão particular, isso é apenas um detalhe que passa quando você começa a ouvir. Canto perfeito, tanto na pronúncia das palavras, quanto na alternância entre scream e outras notas vocais.

A primeira música que conheci foi “We’re not alone”, que serve como abertura do anime Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin. Nunca assisti ao anime, mas a música é sensacional, e amo sua letra. Não há um MV oficial para ela, então vou deixar linkado o vídeo do Youtube junto da lyrics, só tenha cuidado na questão do volume, porque a música começa bem alto.

Outras músicas que recomendo:

Além do Youtube, você pode conferir o trabalho deles no Spotfy.

 

Imagem do Monoeyes

Monoeyes

Vamos passar para uma banda mais nova e menos conhecida. Monoeyes é aquele tipo de grupo que você parece ser o único que escuta. Eu não conheço ninguém que também ouça, ou ao menos tenha ouvido falar. Dado a esta situação, sinto no dever de apresenta-los para mais pessoas!

A banda surgiu em 2015, formada por Takeshi Hosomi, para quem conhece bastante sobre a indústria japonesa, este cantor/guitarrista passou pelas bandas ELLEGARDEN e the HIATUS. Basicamente, não estamos lidando com qualquer coisa.

Na mesma pegada que Coldrain, Monoeyes também dispõe de músicas em inglês (3 em japonês), cantada perfeitamente e tendo uma pegada mais Rock/Pop Punk. Até o momento lançaram 3 álbuns e um single. O que atrapalha bastante é o fato da banda ser desconhecida, dificilmente você conseguir encontrar informações sobre ela.

Graças a este fato, os vídeos no Youtube são meio escassos comparando com outros grupos, aliás, não dá para encontrar eles no Spotfy (uma pena). Enfim, como a última música foi bem agitada, vou compartilhar algo mais tranquilo e alegre.

Caso tenham interesse mesmo dando um trabalhinho para encontrar, recomendo:

  • Cold Reaction
  • Leaving Without Us
  • Moth to Flame
  • Parking Lot

 

Imagem do ONE OK ROCK

ONE OK ROCK

Minha banda favorita da vida. Desde quando a conheci em 2014, venho acompanhando o trabalho deles e nunca fico enjoado de ouvir. Acho que dessa lista eles são os mais famosos, já tocaram mundo a fora (dois no Brasil, no qual consegui comparecer), tem vídeo no Youtube que passa dos 70 milhões de visualizações, etc.

ONE OK ROCK é uma banda de Rock que surgiu no ano de 2005, 7 álbuns e diversos singles/mini álbuns. Segue o esquema de misturar japonês com inglês, apesar de que nas músicas atuais, o inglês domina. Seu carro chefe, o que mais chama atenção das pessoas, é sem dúvida nenhuma o vocalista Taka. Conseguindo alcançar diversas notas, fora o fato de ter uma voz estupenda.

Deixando este (incrível) fato de lado, é admirável a energia que a banda consegue causar, principalmente nos shows. Você transita da pura vontade de pular, cantar, gritar, balançar o corpo, até chorar, ficar pensativo, etc. Dúvida? Procura  vídeo no Youtube de alguma live, você vai concordar comigo.

Vou lhes apresentar a música mais famosa deles, mas por favor, se você curtir, não deixe de clicar nos outros links. O repertório de música deles é sensacional! depois de ouvir é difícil parar.  Vou até selecionar de épocas variadas, para passar uma noção da variedade de opções que vocês podem escolher. Vale lembrar que esse é o tipo de banda que ao vivo é ainda mais épico.

Outras músicas:

O número de canções poderia ser maior, mas quem quiser, acessa pelo Spotify!

 

Imagem da Tommy Heavenly6

Tommy Heavenly6

O lado negro da força! Tommy Heavenly6 é uma “versão gótica” fictícia da cantora Tomoko Kawase, onde suas músicas focam no estilo Pop Rock. Enquanto sua outra versão, Tommy February6, é mais alegre e se mantem mais do lado Pop. Eu sei, é meio confuso. Digamos que é como se fosse um pseudônimo.

Tomoko está em atividade desde 1997, participa do grupo The Brilliant Green, e possui carreira solo utilizando estes pseudônimos. Escolhi Heavenly6 pela sua pegada mais “trevosa”, o que fica muito evidente quando você for observar a tradução das letras.

O último trabalho dela sobe este nome foi em 2015, mas não se preocupe que conteúdo não vai faltar, já que existe 8 álbuns e 10 singles para ouvir (eu mesmo ainda não ouvi todos). Algumas de suas canções também fizerem parte de animes consagrados como: Gintama, Bakuman e Soul Eater.

Outras músicas:

 

Imagem do Wagakki Band

Wagakki Band

Japão não seria Japão se não tivesse suas peculiaridades! Wagakki Band aparece para preencher este vaco. A banda surgiu no ano de 2013, tendo uma proposta bastante original. Misturar instrumentos tradicionais japoneses e rock ocidental. É uma fusão inesperada, mas que dá muito certo.

Este é o maior chame do grupo, ver instrumentos tão diferentes, funcionando completamente em harmonia. Até as vestimentas dos integrantes é correspondente ao seu estilo. Para quem curte algo diferente, essa é a escolha certa. Aproveitem bastante seus 6 álbuns e singles.

Eu não conheço a fundo sua discografia, mas vejam só! Algumas músicas estão disponíveis no Spotify, caso tenham gostado do vídeo, basta procurar por lá.

 

Querem mais recomendação?

Gosto por música é algo bem pessoal. Não é porque eu amo um certo tipo de música, que existe 100% de chance de outras pessoas terem a mesma opinião. Logo, caso estejam procurando um tipo de som mais específico, conta aí nos comentários que talvez possa ajudar, ou também posso fazer uma parte 2 desta lista… vocês que mandam.

Espero que tenham gostado da lista, e que alguma dessas bandas tenha atiçado sua curiosidade. Japão tem muito mais a oferecer do que apenas animes e mangás.

Ainda falando sobre música, nós também falamos sobre fansings e aberturas de animes que foram “destruídas”. Além de comentar, não deixe de compartilhar o post com seus amigos.

Obrigado por ler e até a próxima.

 

Curtiu? Compartilha ai!
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares